Idealizado e comandado pelo inesquecível Chico Anysio, o humorístico Escolinha do Professor Raimundo marcou época na TV Globo, revelando novos artistas, como Tom Cavalcanti, e consagrando a velha guarda de comediantes, como Costinha, Walter D’Ávila, Lúcio Mauro, José Vasconcelos e Zezé Macedo.
Antes de interpretar a personagem Dona Bela, que sempre associava as perguntas do Professor Raimundo com pornografia, Zezé Macedo fez outros grandes papéis na TV Globo, como a Dona Carochinha do Sítio do Picapau Amarelo em 1977. Ela também atuou em grandes humorísticos da casa, como Balança, Mas Não Cai (1968), e Chico City (1973), onde iniciou sua parceria com Chico Anysio.
Uma das grandes tabelinhas entre Zezé Macedo e Chico Anysio aconteceu no Chico Anysio Show (1982), onde ela viveu Biscoito, personagem que sempre era ludibriada pelo marido alcoólatra Tavares, um dos inúmeros personagens de Chico. Essa mesma dupla foi revivida anos mais tarde no programa Chico Total (1996).
Tragédia na vida de Zezé Macedo
Antes de se tornar sucesso na TV Globo, a atriz e humorista passou por uma grande tragédia que lhe trouxe sequelas para o resto de sua vida. O primeiro casamento de Zezé Macedo foi com o mecânico e eletricista Alcides Manhães, com quem teve seu único filho, Hércules, que faleceu após um acidente considerado estúpido: o bebê, com apenas um ano de idade, caiu do colo da avó paterna, sofrendo uma fratura no crânio.
Zezé perdeu a voz após tragédia
Quando foi informada da morte de seu filho, Zezé Macedo deu um grito de horror e logo em seguida perdeu a voz. O choque de perder o filho a deixou sem falar por um bom tempo, e quando recuperou o dom da fala, sua voz já não era mais a mesma. Zezé nunca mais quis ter filhos e teve que conviver com uma voz totalmente diferente. A atriz faleceu em 1999, aos 83 anos, após sofrer um AVC.