Luciano Huck usou as redes sociais para admitir que cometeu um grave erro neste último domingo (04). No quadro Quem Quer Ser Um Milionário, no Domingão, uma pergunta foi sobre a morte de George Floyd.
A morte do homem negro nos Estados Unidos comoveu o mundo todo em 2020. Ele foi asfixiado por um policial e veio a óbito, revoltando pessoas do mundo todo. Huck foi criticado justamente por abordar esta questão no quadro do Domingão.
Thiago Amparo, advogado e professor de direito internacional e direitos humanos na Fundação Getúlio Vargas, usou o Twitter para comentar sobre a polêmica. A questão no programa da Globo perguntou qual foi a última frase dita por George Flyd antes de ser assassinado.
Pergunta no Domingão causou polêmica
A resposta correta seria a frase: I can’t breath, ou seja, eu não consigo respirar. Thiago Amparo criticou: “Para pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável”.
Luciano Huck respondeu o advogado no privado, mas também fez questão de fazer um post nas redes sociais reconhecendo o erro. O apresentador global disse que Thiago Amparo tem toda a razão.
Apresentador pediu desculpas
Huck disse, ainda, que não tem acesso prévio às perguntas do quadro e que na hora não reagiu quando se deparou com a questão. “Errei. peço desculpas. E vamos conversar”, afirmou o apresentador.
Vc tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez + consciente do qto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito p/ reagir de imediato. Errei. Peço desculpas.E vms conversar https://t.co/zFGbytxzML
— Luciano Huck (@LucianoHuck) December 6, 2022
Muitos internautas deixaram comentários elogiando a atitude de Luciano Huck. Outros sugeriram que a produção também reconheça o erro e fique mais atenta na formulação das questões.