Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está internado em hospital de São Paulo. O Rei do futebol está hospitalizado no Albert Einstein, uma das principais instituições de saúde do Brasil. Aos 82 anos, Pelé faz tratamento paliativo contra um câncer que se espalhou por outros órgãos.
Pelé chegou ao hospital nesta semana com inchaço pelo corpo, edema generalizado, a chamada síndrome edemigêmica e insuficiência cardíaca. O quadro do maior atleta que o futebol viu é grave. De acordo com a Folha de S. Paulo, Pelé iniciou tratamento paliativo.
Pelé luta contra o câncer e quimioterapia para de responder
O diagnóstico de um câncer é sempre muito difícil. Pelé foi diagnosticado no ano passado. O câncer de intestino, um dos mais graves devido à normal demora para se ter o diagnóstico, se espalhou para outros órgãos. Pelé chegou a operar e iniciou quimioterapia.
A chamada metástase, quando o câncer se espalha para além do órgão de origem, dificulta o tratamento. Pelé iniciou quimio, mas o tratamento teria parado de responder, de acordo com informações da Folha. Os médicos optaram por um tratamento paliativo.
Pelé inicia tratamento paliativo
Como a quimioterapia não está mais respondendo, os médicos optaram por um tratamento paliativo. Este tipo de procedimento é adotado diante de uma doença sem cura, potencialmente mortal, como o câncer. O paciente recebe medicamentos que diminuem a dor e o deixam mais confortado para os últimos momentos de vida. Nas redes sociais, muitos internautas estão postando mensagens de apoio e carinho para Pelé.