Morreu aos 79 anos o cantor e compositor cubano Pablo Milanés, a notícia foi confirmada na madrugada desta terça-feira, dia 22. Ele foi um dos fundadores e um dos principais nomes da Nueva Trova cubana.
Pablo Milanés morava em Madri, na Espanha e o comunicado de sua morte foi divulgado através de seu perfil no Facebook: “É com grande dor e tristeza que lamentamos informar que o mestre Pablo Milanés faleceu nesta madrugada de 22 de novembro em Madrid“, informou a nota.
Os familiares fizeram questão de agradecer todo carinho dos fãs e amigos, pois é um momento muito difícil para todos. “Que descanse no amor e na paz que sempre transmitiu. Permanecerá eternamente na nossa memória“, finalizou o comunicado.
Fãs e amigos prestam as últimas homenagens a Milanés
O cantor foi internado no último dia 12 deste mês em um hospital em Madri. Milanés estava com a saúde fragilizada, acometido por várias doenças e também lutava contra um problema renal.
Em 2014 ele foi submetido a um transplante de rim, mas nos últimos anos voltou a ter problemas e precisava constantemente ir ao médico. As apresentações que ele faria nos últimos meses em sua turnê precisaram ser canceladas justamente por causa da saúde debilitada do cantor.
Desde criança era apaixonado pela música
Milanés nasceu em 1943 em Bayamo, Cuba, mas ainda criança mudou-se com os pais para Havana. Ainda cedo demonstrou ter talento para a música e e foi influenciado pelo tradicional gênero cubano.
Participou de alguns programas na TV em 1950 e a partir daí foi ficando mais conhecido. Suas músicas fizeram sucesso em vários países.