Herdeiro de Fofão age contra carreta Furacão e Justiça toma medida que pode levar crianças aos prantos

Fofão é um personagem icônico de Orival Pessini e Fonfon é da Carreta Furação.

PUBLICIDADE

O herdeiro do humorista Orival Pessini, falecido em 2016, agiu contra a Carreta Furacão e a processou por plágio do personagem Fofão. O ator deu vida ao icônico personagem que se tornou popular na televisão brasileira na década de 80, junto com o Balão Mágico.

O grupo musical, que tinha Simony e Jairzinho entre os membros, era um dos programas preferidos das crianças e, até hoje, o personagem é lembrado. A Carreta Furacão criou outro boneco chamado Fonfon, semelhante ao original. Porém, após um processo do herdeiro de Pessini, as crianças podem dar adeus de vez e ir aos prantos pela falta da divertida figura.

Herdeira de Fofão processa carreta furacão

O filho de Orival Pessini, Pedro Vasen Pessini, acusa a grupo de animação infantil Carreta Furacão por uso indevido. O herdeiro do ator e humorista entrou na Justiça, representado pela empresa Agência Artística.

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou ao pedido e mantém a liminar que proíbe a exploração do personagem Fonfon. A agência cobra ainda uma indenização que chega a R$ 500 mil, acusando o grupo de “usurpação de criação artística”.

Para a justiça, a agência informou que o artista tinha muito receio de que seus personagens fossem apropriados de forma indevida e maliciosamente por outras pessoas. Um dos pedidos dele, antes de ir a óbito, foi que os moldes do personagem e as máscaras fossem todos destruídos.

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, que é o relator do referido processo, analisou e afirmou que, ao que tudo indica, o grupo fez a criação do Fonfon como forma de burlar as leis e usar o personagem sem autorização.

Carreta Furacão se defende

O grupo que representa a Carreta Furacão se defende dizendo que o Fonfon é uma caricatura divertida para levar um pouco de alegria para as crianças das pequenas cidades. Além disso, apontam algumas características diferentes do Fofão, sendo assim, não é plágio.