O jornalista Roger Turqueti, do Canal Intervenção, perguntou a Silvio Santos se ele tinha planos de realizar algo especial na televisão. Em mais de uma das suas surpreendentes declarações, o apresentador não fez questão de manter segredo em relação ao seu próximo projeto no SBT.
Ele foi categórico e afirmou: “Claro que eu vou fazer. Já está quase pronto. Não dá pra falar, mas pode acreditar que eu vou fazer um programa Porta da Esperança diferente. Logo que eu voltar a gravar, eu vou gravar a Porta da Esperança completamente diferente. Pode aguardar, que vai ser bom“.
Silvio Santos não define data de estreia
Silvio Santos também revelou que a atração irá ao ar sempre aos domingos. Porém, a data de estreia, por enquanto, não foi definida, assim como o seu horário de exibição. O retorno da Porta da Esperança estava previsto para acontecer em 2019, mas, devido à pandemia do Covid-19, o projeto foi obrigado a ser engavetado.
Silvio Santos também não permitiu que a atração fosse transformada em um quadro do Programa do Ratinho. Apontado como o precursor dos programas assistencialistas da televisão brasileira, a Porta da Esperança permaneceu no ar durante 12 anos, de 1984 a 1996, sempre fazendo com que o SBT obtivesse elevados índices de audiência no período em que ficou no ar.
Porta da Esperança serviu de inspiração para outros programas
A Porta da Esperança, que tinha como objetivo atender aos pedidos dos seus participantes, serviu de inspiração para programas de emissoras concorrentes como Hora do Faro, na Record TV, e Caldeirão do Huck, que era exibido pela Rede Globo.