A Rede Globo criticou a postura de jornalistas que comemoraram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do último domingo (30) dentro da Redação do Jornal Nacional. A emissora se pronunciou por meio de nota destacando não ter intenção de controlar as intenções de votos de seus funcionários, contudo, ressaltou que os jornalistas deveriam se “autocontrolar”.
A nota sobre o assunto foi divulgada pela emissora após a repercussão de um vídeo que mostra muitos profissionais da emissora se abraçando e vibrando com a virada de Lula. Por meio das redes sociais, apoiadores de Bolsonaro detonaram a manifestação dos jornalistas.
Diante da repercussão em torno do assunto, a empresa se pronunciou ressaltando ser robusta e, inclusive, enfatizou não ter interesse em qualquer tipo de coação eleitoral. No entanto, a Globo diz que o grupo de profissionais poderia ter se controlado com o resultado das eleições, tendo em vista que estavam em um ambiente de trabalho e não em um local para celebrar uma vitória eleitoral.
Globo lamenta atitude de jornalistas
Em nota, a Globo lamentou o fato de um pequeno grupo ter se esquecido da “necessária e habitual prática de autocontenção”. Com suas reações, a emissora diz que o grupo de jornalismo não agiu em respeito à norma e aos princípios editoriais, princípios estes que a empresa destaca ter sido o motivo da isenção da mesma na cobertura de toda essa campanha.
Vídeos de jornalistas comemorando vitória de Lula repercute na web
A nota foi divulgada pela emissora carioca após a repercussão de um vídeo no qual jornalistas não esconderam a alegria diante da derrota do presidente Jair Bolsonaro nas urnas. Por meio do WhatsApp, um vídeo viralizou mostrando os profissionais se abraçando e comemorando após a vitória do petista nas eleições de domingo (30).