Uma semana após ter parte de seus dados roubados por um grupo de hackers, a Record TV começou a ser exposta na deep web, camada profunda da internet que não pode ser acessada por mecanismos tradicionais.
O grupo de ransomware BlackCat/ALPHV, que assumiu autoria do ataque, passou a divulgar dados sigilosos da emissora de Edir Macedo, cumprindo assim a ameaça de vazamento de dados, uma vez que a Record TV optou por não pagar o valor do resgate, estipulado em mais de 26 milhões de reais.
Inicialmente, foram divulgados pelo grupo, oito arquivos confidenciais, incluindo dados de funcionários, planilhas com despesas da emissora, planilhas com receitas e publicidade do governo federal, e-mails e correspondências do departamento jurídico da emissora paulista.
Além de planilhas e mensagens, se destacou a divulgação do passaporte de Ana Hickmann, apresentadora do Hoje em Dia.
Fonte: BlackCat/ALPHV/Reprodução.
A Divulgação
Cumprindo a ameaça, os dados do canal foram divulgados um dia após o vencimento da data máxima para pagamento do resgate, definida para as 13h50 do último sábado, dia 15.
Ameaça à Record TV
Os hackers aproveitaram a publicação para ameaçar o canal de TV, alegando que: “Começamos a procurar os clientes certos para seus dados na darknet”.
O grupo garante, ainda, que seguirão divulgando informações sigilosas da Record TV até que o valor total seja pago em bitcoins, criptomoeda que dificulta o rastreamento.
Um recado ainda foi enviado pelos hackers garantindo que novos ataques serão aplicados: “Tivemos tempo para estudar toda a infraestrutura e vocês não serão capazes de parar o ataque“, ameaçaram.