Quem lembra? Autor de Pantanal detalha a cena exata em que Joventino começa a virar o Velho do Rio

Bruno Luperi destacou o trabalho de Irandhir Santos e da direção da novela na cena icônica.

PUBLICIDADE

A novela Pantanal deixou saudades nos telespectadores que acompanharam a adaptação de Bruno Luperi para a trama escrita por Benedito Ruy Barbosa no início dos anos 90. O remake da TV Globo terminou no último final de semana deixando um gostinho de quero mais e algumas questões que ficaram em aberto na história da família Leôncio.

Um dos pontos não explicados nessa versão foi se Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na mata enquanto caçava marruás. Na trama de 1990, o Velho do Rio, interpretado na ocasião por Claudio Marzo, se encontrou com seu filho no último capítulo e disse que morreu após ser picado por uma “boca de sapo”. A mesma cena aconteceu no final do remake, mas o Velho do Rio de Osmar Prado ateve-se a dizer para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ambos estavam vivos de certa forma (lembrando que o fazendeiro tinha acabado de falecer).

Diante disso, a novela não chegou a ter uma cena mostrando a morte de Joventino e o nascimento do Velho do Rio, mas o escritor Bruno Luperi explicou recentemente qual é o exato momento em que o pai de José Leôncio começa a se tornar a entidade encantada.

Em entrevista ao Gshow, Bruno Luperi confidenciou que Joventino começa a se tornar o Velho do Rio quando ele passa a encantar os bois marruás, se conectando verdadeiramente à natureza. “Ele sai de um peão se despedindo de todos aqueles itens de doma diante desse animal, está toda a mensagem do porquê esse cara encantou no Velho do Rio“.

O autor explicou que o valor moral dos Leôncios seria muito questionado caso eles fizessem fortuna se utilizando de maus tratos e exploração animal. Mas no caso de Joventino, o personagem se desfaz de todas as ferramentas de um peão e se conecta com o animal de uma maneira sobrenatural.

Bruno Luperi afirmou que a cena ficou marcada em sua memória e enalteceu os trabalhos de Irandhir Santos e da direção de Pantanal.