O último capítulo da novela Pantanal promete arrancar lágrimas do público, pois mostrará o velório de José Leôncio. O personagem de Marcos Palmeiras foi para São Paulo consultar, descobriu que estava com um grave problema cardíaco, mas não se cuidou e acabará morrendo no final da trama.
O velório de José Leôncio promete ser uma das mais comoventes, pois o caixão com o corpo do fazendeiro será levado em uma chalana pelas águas dos rios no Pantanal.
A chalana será toda decorada com lindas coroas de flores e os três filhos estão presentes. Jove, Zé Lucas e Tadeu não conseguirão segurar as lágrimas e serão amparados pelos peões, que também estarão arrasados com a morte do patrão.
Mas ninguém sofrerá como Filó, pois Zé Leôncio morrerá um dia após casar-se com a cozinheira. Ele realizou o grande sonho de sua companheira, mas o casal nem teve como aproveitar a lua de mel, pois no dia seguinte ele sentiu uma forte dor no peito e veio a óbito.
Uma curiosidade sobre o último capítulo da novela Pantanal é que na versão original Filó não foi ao sepultamento de José Leôncio. A família inteira seguiu nas chalanas, mas a cozinheira preferiu não ir.
Filó ficou na beira do rio, sem acreditar que nunca mais veria o grande amor de sua vida, enquanto as chalanas se afastavam lentamente.
O autor Bruno Luperi fez algumas mudanças no final da trama, mas ainda não foi confirmado se ele fará com que Filó desta vez vá ao lado do caixão com o corpo de José Leôncio, ou se repetirá a cena exibida originalmente na década de 90.
