O ator Marco Pigossi, com passagens em novelas da Rede Globo, assumiu publicamente a sua orientação sexual em 2021. O caminho, porém, foi árduo para o artista, sobretudo pelo temor das represálias que poderia sofrer por parte da opinião pública. Em entrevista para o podcast Calcinha Larga, o namorado do diretor italiano Marco Calvani abriu a sua intimidade e expôs os medos inseguranças.
Marco Pigossi reconhecia a sua homossexualidade, mas optou por mantê-la às escondidas pelo fato de ser famoso. Além disso, o ator temia a reação dos seus familiares, sobretudo de sua mãe, quando revelasse a sua orientação sexual.
“Me descobri gay muito cedo e veio uma fama muito grande para mim também, né? Tinha o peso da coisa do armário. E tinha a coisa do galã. Então, sair do armário, para mim, não era para minha mãe e para os meus amigos. Era para milhões e milhões de pessoas”, confessou o ator.

O artista também temia que, assumindo a sua homossexualidade, pudesse sofrer prejuízos contra a sua imagem e, consequentemente, prejudicar a sua carreira como ator. Nas novelas, o rapaz sempre assumiu papéis de galã – figura que poderia ser incompatível com sua orientação sexual aos olhos da sociedade.

Apesar das dificuldades que encontrou no processo de assumir a sua homossexualidade, Marco Pigossi reconhece que o seu caminho foi menos árduo que o de outras pessoas. Por ser um homem branco e de boa aparência namorando outro homem branco, a sociedade tenderia a ter uma melhor aceitação – de acordo com as suas palavras. “Eu nunca vou conseguir sentir o que a Erika [Hilton, deputada trans] sentiu. Cada um tem o seu processo nesse lugar”, disse o ator, citando outra personalidade pública.
