No último capítulo da novela Pantanal, José Leôncio ficará transtornado com atitude de Tadeu, pois ele não se mostrará muito disposto a subir ao altar para se casar com Zefa.
O fazendeiro programará um casamento triplo, já que Irma e Zé Lucas também irão oficializar a união, mas o personagem de José Loreto dará um chilique quando chegar a hora.
José Leôncio estará muito empolgado, pois decidiu realizar o grande sonho de Filó e dar a ela seu sobrenome antes de morrer, mas por causa da atitude de Tadeu, a cerimônia terá um atraso.
O rei do gado precisará ter uma conversa séria com o filho para convencê-lo a subir ao altar. José Leôncio chegará a citar sua relação com Filó para ver se anima o peão.
Tadeu então perceberá que se ele não se casar com Zefa, seguirá o mesmo caminho do pai, que ficou tantos anos ao lado da companheira sem oficializar a união, mesmo sabendo que a ama.
Depois que foi a São Paulo e passou por uma bateria de exames, o fazendeiro descobriu que tem um sério problema de saúde e até precisaria passar por uma cirurgia, mas como não acatou a ordem médica, sabe que está com os dias contados.
Mas antes de morrer, José Leôncio fará de tudo para deixar as pessoas que ama felizes, por isso se casará com Filó, além de ter colocado a cozinheira como sócia em sua empresa.
Zefa, que estará grávida de Tadeu, não contará nada a ele justamente para não pressioná-lo a casar-se. O peão só descobrirá que será pai quando finalmente aceitar subir ao altar.
Será uma linda festa no final de Pantanal, mas o final promete emocionar o público por causa da morte de José Leôncio.
