O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputam o segundo turno das Eleições de 2022. A expectativa é grande para os próximos debates, oportunidade na qual os dois candidatos poderão ficar cara a cara para a discussão de suas respectivas propostas para o futuro do Brasil.
Nesta quarta-feira (05/10), a Rede Globo de Televisão bateu o martelo e divulgou para a imprensa a data e o horário de seu debate. O encontro entre os candidatos acontece no dia 28 de outubro, uma sexta-feira e antevéspera do dia da votação.
O horário também sofreu mudanças com relação ao debate do primeiro turno. Agora, o encontro entre os presidenciáveis deve acontecer às 21h30 pelo horário de Brasília. A alteração teria atendido a um pedido das assessorias dos candidatos, tendo em vista que o debate do primeiro turno, que começou às 22h30, adentrou a madrugada e contou com mais de três horas de duração. Um novo encontro entre os representantes dos candidatos e a direção da Rede Globo deve acontecer na próxima semana para a definição das regras, indicando que ambos comparecerão à disputa.
“A TV Globo vai realizar os debates entre candidatos aos governos dos estados que terão segundo turno no dia 27 de outubro, com início previsto para as 22h. Já o debate entre os candidatos à Presidência da República acontecerá no dia 28 de outubro, com previsão de início às 21h30”, informou a emissora dos Marinho em nota.
Antes, porém, os candidatos devem se encontrar outras três vezes. Em 17 de outubro acontece o debate na RedeTV!. No dia 22 de outubro será a vez do SBT mediar o encontro entre os candidatos.
Tradicionalmente, o Grupo Bandeirantes desponta como a primeira emissora do país a realizar o debate entre os candidatos. O encontro estava previamente agendado para o próximo domingo, dia 9 de outubro. Todavia, a confirmação da data segue uma incógnita. Existe um pedido para que a transmissão seja adiada, tendo em vista o curto prazo para que os presidenciáveis possam organizar as suas respectivas rotas de campanha.