Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram por diversas vezes José Leôncio (Marcos Palmeira) questionando as pessoas que afirmavam ter se encontrado com o Velho do Rio (Osmar Prado). A conversa ficava ainda mais ríspida quando alguns deles, como Jove (Jesuíta Barbosa), diziam que o Velho era o pai do fazendeiro, que se perdeu na mata há algumas décadas e nunca mais retornou.
José Leôncio sempre bradou que não havia nenhum sentido nessa história, pois se o Velho fosse mesmo Joventino (Irandhir Santos), a primeira pessoa para quem ele iria aparecer seria para ele próprio, devido a forte ligação que sempre existiu entre eles.
Para provar que não estava mentindo, o marido de Juma (Alanis Guillen) chegou a tirar uma foto do Velho do Rio sem ele perceber. Isso na época trouxe muito mais problemas para ele do que vantagens, já que de uma só vez ele arranjou briga com o próprio Velho e também com Juma, que viu a atitude de Jove como traição.
Para piorar, o jovem nada conseguiu provar com o retrato, já que no lugar do Velho saiu um feixe de luz todo borrado. A insistência de Jove deixou José Leôncio novamente irritado, ainda mais depois de não conseguir ver nada no tal quadro.
Mas o famoso rei do gado não passará desta para melhor sem antes ver com seus olhos que o Velho realmente estava naquele quadro. Em cena que irá ao ar no último capítulo, José Leôncio verá a entidade na foto tirada por Jove e ficará emocionado. O fazendeiro até levará o retrato para o sofá e lá será encontrado morto alguns momentos depois.