Em Pantanal, Alcides e Maria vão fugir no meio da madrugada depois de o peão ter matado Tenório. José Leôncio vai orientar Alcides a ir embora o mais rápido possível depois da confirmação da morte do grileiro. Na hora de fugir, o peão e Maria terão um certo desentendimento.
A sofredora quer se despedir de Guta e conhecer o neto antes de ir embora. Alcides quer que eles saiam do bioma o quanto antes. Depois da conversa, Maria aceita ir embora sem falar com a filha e ver o neto, mas só topará se eles forem embora sem se despedir de ninguém. Assim será feito.
O casal contará com a ajuda de Eugênio e sua chalana na hora de ir embora e uma declaração do chalaneiro surpreenderá Maria. “Eu não podia escolher viagem melhor pra ser a minha última”, dirá Eugênio. Maria, que foi ajudada e orientada por ele depois de ser expulsa da fazenda por Tenório, ficará surpresa.
A mãe de Guta vai perguntar sobre a última viagem e Eugênio explica que tem carregado mais saudade do que passageiro. Maria perguntará o que o chalaneiro vai fazer da vida e ele responde que recebeu uma proposta de Zé Leôncio e que está pensando em aceitar.
Fim de Eugênio em Pantanal será ao lado de Zuleica
Quando Eugênio deu apoio para Maria, telespectadores de Pantanal chegaram a torcer para que os dois ficassem juntos. Não foi o que aconteceu na primeira versão, exibida pela Manchete em 90, nem será o que vai acontecer no remake da Globo. Eugênio terminará a novela junto com Zuleica. A enfermeira ficará viúva após a morte de Tenório e cairá nos braços do viajante.