Falta menos de uma semana para Pantanal se despedir do público, e ainda tem muita coisa para acontecer na novela adaptada por Bruno Luperi, a começar pelo desfecho final de José Leôncio e Filó. Em últimos capítulos que foram exibidos, o rei do gado enfim tomou coragem e confessou amar a mãe de Tadeu. Os dois irão se casar, mas Filó acabará viúva e ainda mais infeliz com a péssima decisão que o fazendeiro tomará após encantar como novo Velho do Rio.
Filó até viverá o seu grande sonho de se casar com José Leôncio, mas a alegria durará pouco. Dias após o casório, o rei do gado sofrerá um infarto e perderá a vida precocemente. No plano espiritual, Zé finalmente encontrará o pai e constatará que o velho Joventino realmente se transformou em Velho do Rio após desaparecer.
O homem-sucuri contará que foi picado por uma cobra e morreu no meio das matas pantaneiras, tornando-se assim um ser encantado. Velho do Rio em seguida passará seu lugar a José Leôncio, que se tornará a nova entidade protetora do bioma e da família.
Anos após sua morte, José Leõncio reaparecerá, já encantado como Velho do Rio. Na cena, o eterno rei do gado irá interagir com os netos e tomará péssima decisão que afetará o futuro de Filó para sempre. O novo Velho do Rio decidirá nunca aparecer para Filó, conforme informou o portal Notícias da TV, do UOL.
Assim como José Leôncio nunca viu o pai encantado em Velho do Rio, Filó também passará a vida inteira sem ver o marido como entidade. A mãe de Tadeu lamentará e não acreditará que o tal ser, que todos passarão a comentar, possa ser seu marido falecido.