Quando Renato descobrir que o pai morreu de morte trágica, ficará revoltado e decidirá se vingar, matando Zaquieu na primeira oportunidade que tiver. O ex-mordomo de Mariana ajudará Alcides a acabar com Tenório, mas, na verdade, será o personagem de Juliano Cazarré que acertará uma lança no peito do grileiro.
O personagem de Silvero Pereira será de fundamental importância na vingança de Alcides, pois o amante de Maria Bruaca precisará contar com a ajuda do amigo para matar o grileiro. Por fim, o Velho do Rio em forma de sucuri, arrastará o crápula para o fundo do rio.
Mas Zaquieu fará questão de dizer a todos que foi ele quem matou o vilão, para livrar o amigo de qualquer problema com a Justiça.
A notícia logo vai se espalhar na região e o personagem de Gabriel Santana não se conformará com o que aconteceu com o pai, por isso pegará o revólver de Tenório e irá até a fazenda de José Leôncio, disposto a matar o ex-mordomo.
Mas na última hora, um segredo de Tenório será escancarado e isto fará com que o jovem acabe desistindo de matar Zaquieu. Ele chegará a apontar a arma para o peão, mas não puxará o gatilho.
Juma apontará sua espingarda para Renato e avisará que é para ele soltar o revólver, ou ela irá atirar sem dó. Marcelo irá atrás do irmão, quando souber que ele sai para vingar a morte do pai e quando se deparar com ele, contará um grave segredo do grileiro.
“Eu tive na delegacia, em Campo Grande. Eu tou sabendo da história do pai, eu tou sabendo de tudo. Ele é exatamente aquilo que a gente pensava que fosse: um grileiro, um aproveitador, um latifundiário improdutivo… Ele teve o mesmo fim que ele deu a tantas pessoas. Infelizmente, essa é que é a verdade“, afirmará Marcelo.
Renato ficará chocado, pois ele sempre teve o pai como um exemplo e acabará desistindo definitivamente de matar Zaquieu.
