Tenório continuará atormentando sua família mesmo depois de ser assassinado nesta reta final da novela Pantanal, pois quando Renato souber que o pai está morto, decidirá se vingar e acabará se desentendendo com Marcelo.
O personagem de Gabriel Santana irá discutir com o irmão e acabará jogando na cara dele o fato de não ser filho legítimo do grileiro, algo que Marcelo descobriu recentemente.
José Leôncio terá a dura missão de ir até a fazenda vizinha contar a Zuleica, seus filhos e também a Guta, que Tenório teve um fim trágico. Mas rei do gado mudará um pouco a história e dirá apenas que Tenório teve um embate com um de seus peões e acabou morrendo.
O fazendeiro não revelará que foi Alcides quem matou o grileiro, já que Zaquieu fez questão de assumir a autoria do crime. Renato ficará furioso quando ouvir isso e prometerá executar o ex-mordomo.
Marcelo conversará com o irmão para tentar convencê-lo a tirar esta ideia de vingança da cabeça, mas não conseguirá. Zuleica e Guta, percebendo que a situação está para sair de controle, precisarão interferir na discussão.
Não vai demorar muito para Renato pegar o revólver do pai e ir até a fazenda de José Leôncio, determinado a matar Zaquieu. O rapaz ficará de tocaia por lá, esperando o melhor momento para surpreender o mais novo peão de José Leôncio.
Quando ver Zaquieu, Renato o cercará e perguntará: “Você deve ser o famoso peão flozô“. O peão afirmará que realmente matou Tenório, mas que foi o grileiro que atirou primeiro, por isso precisou revidar.
Renato pegará o revólver e chegará a apontar para o ex-mordomo, mas Juma aparecerá nesta hora e avisará ao jovem que é para ele desistir da vingança. O filho de Tenório acabará desistindo de matar Zaquieu.
