Se você não sabe ainda como funciona uma empresa de tecnologia e deseja entrar neste mercado, precisa ler este artigo para se aprofundar mais na questão.
O setor tem crescido nos últimos anos, em grande parte devido às facilidades que a internet proporciona.
Segundo o jornal O Globo, o faturamento de distribuidores de tecnologia crescerá 10% para R$ 31 bilhões em 2022. Uma ótima notícia para os que pretendem desbravar este nicho, para o qual há muitas oportunidades. Continue lendo para saber mais.
Quais são os setores de uma empresa de tecnologia?
Uma empresa de tecnologia é dividida em diversos setores para que tenha uma ação coordenada.
Você já deve ter ouvido aquele ditado: “a união faz a força”. É exatamente disso que estamos falando, pois há setores interligados que permitem o adequado funcionamento de um negócio.
Vamos ver quais são?
Setor administrativo
O setor administrativo é aquele que traça os objetivos de uma empresa, assim como identifica as causas que levaram a possíveis desvios ou a ações bem-sucedidas.
Esse setor atua em integração sinérgica com os diferentes níveis do organograma da empresa. Afinal, qualquer departamento pode ser afetado por alguma decisão administrativa.
Setor financeiro
Se você não sabe como funciona uma empresa de tecnologia, o setor financeiro estuda as melhores decisões para garantir à empresa um balanço positivo, de forma a prever possíveis oscilações.
Portanto, utilizam-se instrumentos que visam crescer o valor da empresa ao longo do tempo e garantir um retorno sobre o capital superior aos custos do negócio em prazos preestabelecidos.
Setor de recursos humanos
O termo recursos humanos (RH) descreve as pessoas que compõem a força de trabalho de uma empresa ou organização.
No mundo dos negócios, é o departamento responsável por recrutar e treinar funcionários, desenvolver políticas de local de trabalho, administrar benefícios dos colaboradores e motivá-los a permanecerem na organização.
Setor operacional
O setor operacional trata da coordenação e otimização de todas as atividades operacionais e de planejamento da empresa para torná-las mais eficazes e funcionais aos objetivos estabelecidos. Ele permite eliminar erros e maximizar a qualidade dos serviços.
Setor comercial
O setor comercial é essencial para entendermos como funciona uma empresa de tecnologia. Ele lida com as vendas e, para isso, é necessário que haja pessoas com habilidades em análise de informação e marketing.
A transformação digital exige um entendimento amplo sobre onde encontrar clientes, como deve ser a comunicação, saber manter contatos com empresas, relacionamento com os potenciais compradores e delineamento de estratégias de vendas.
Como abrir uma empresa de tecnologia?
Antes de tudo, para abrir uma empresa de tecnologia é necessário entender os aspectos legais. Para atuar de forma profissional, desde o início a empresa precisa estar formalizada, algo que pode ser feito até mesmo pela internet, na Rede Sim, por exemplo.
Assim, será preciso definir qual é o regime jurídico e a estimativa de orçamento anual, para saber em qual regime se encontra. Por exemplo, o MEI tem um faturamento que não pode ultrapassar R$ 81 mil por ano, caso contrário será necessário optar por outro tipo de enquadramento. Além disso, como MEI não será possível ter vários sócios, mas ter apenas um funcionário.
Para um faturamento maior, pode-se optar por uma empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), com separação entre o seu capital e o da sua empresa. Já para ter sócios é preciso ser LDTA, que é a sigla para sociedade limitada.
Já vimos em linhas gerais como funciona uma empresa de tecnologia quanto ao regime jurídico. Veja a seguir outras questões normativas.
Quais são os critérios legais para empresas de tecnologia?
Primeiro é preciso juntar os documentos para realizar o registro na Junta Comercial do seu município.
Em seguida, deve ser feito o cadastro na Receita para conseguir o CNPJ. Depois, você precisa do registro na prefeitura da cidade, para obter o alvará.
Esses passos podem ser realizados por você ou com a ajuda de um contador. A próxima etapa é registrar sua empresa na entidade sindical patronal e, caso vá contratar funcionários, registrá-la na Caixa. Depois, é necessário conseguir a autorização dos Bombeiros.
Que impostos uma empresa de tecnologia precisa pagar?
No caso das micro e pequenas empresas, é possível optar pelo Simples Nacional. Isso significa que todos os impostos são recolhidos em apenas uma guia.
Os tributos a serem pagos são: Imposto Sobre Serviços (ISS); Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL); Contribuição Previdenciária Patronal (CPP); COFINS e PIS.
Segmentos que se beneficiam com a tecnologia
Marketing
Para entendermos como funciona uma empresa de tecnologia e seus benefícios, não podemos deixar de falar de marketing, em especial o que envolve as redes sociais.
Devido às ferramentas com as quais podemos contar hoje, é possível planejar campanhas mais precisas e monitorá-las por meio de uma abordagem voltada para métricas, dados, números e tendências.
Além disso, podemos obter visões gerais abrangentes e em tempo real de quantas pessoas visitam o site da empresa no Google, por exemplo. Então, o marketing e a tecnologia andam de mãos dadas.
Por exemplo, há alguns anos o conceito de Inteligência Artificial soava como algo de ficção científica. Hoje a situação está completamente invertida porque se tornou bastante comum.
Na verdade, qualquer um de nós já teve a oportunidade de interagir com robôs via chat ou pelo nosso smartphone para verificarmos uma localização ou para fazermos algum pedido de delivery em um app.
Otimização de orçamento
Outra grande vantagem das inovações tecnológicas se refere à otimização dos orçamentos.
Com o desenvolvimento de softwares para empresas e organizações, elas conseguem identificar com precisão o ROI, ou o retorno do investimento, por exemplo, entre outras funcionalidades.
Consequentemente, é possível prosseguir com estratégias baseadas em testes A/B com o apoio tecnológico para corrigir rumos ou permanecer no que está dando certo.
Experiência e fidelização do cliente
Você já parou para pensar em como a Apple possui tantos consumidores fiéis que se tornam verdadeiros propagadores da marca? Tudo isso é possível porque a multinacional está sempre trazendo inovações tecnológicas.
No entanto, a valorização de marcas, empresas e organizações não se mede apenas pela qualidade dos serviços e bens que oferecem, mas pela forma como se relacionam com as pessoas, certo?
O conceito de experiência do cliente assume uma centralidade renovada uma vez que busca atrair novos clientes e reter os já satisfeitos.
Para gerenciar tudo isso, empresas e organizações se equipam com CRMs específicos, ou seja, softwares de gestão, com os quais criam campanhas para a aquisição de potenciais clientes.
A tecnologia nos permite automatizar cada vez mais os processos, mesmo aqueles de baixo valor agregado, permitindo ao negócio focar nos aspectos estratégicos.
Vale lembrar também que o desenvolvimento de aplicativos é também um relevante canal tecnológico para os negócios.
Qual é o impacto da tecnologia nas empresas?
Melhoria da eficiência na gestão
Vamos entender como funciona uma empresa de tecnologia na eficiência de uma empresa.
Um aparato tecnológico indispensável para os negócios digitais ou físicos são os softwares de gestão. Ou seja, programas capazes de coletar dados, catalogá-los e disponibilizá-los aos funcionários para interpretá-los de modo estratégico.
A vantagem tecnológica é ter os dados sempre disponíveis, de fácil consulta e com a possibilidade de extrair relatórios personalizados para avaliar o desempenho de um funcionário ou saber sobre o andamento da venda de um produto.
Nesse sentido, com a crescente digitalização dos procedimentos, você não pode mais ignorar o uso da web para divulgar sua empresa e agilizar alguns processos.
As empresas precisam, portanto, promover novas práticas de trabalho e de comunicação que melhorem a presença online e a gestão de tarefas na equipe.
Basta pensar no gerenciamento de e-mail: ainda existem muitas empresas que respondem com atraso e que não possuem um sistema automatizado de e-mail marketing.
Diminuição de custos
Reduzir os custos do negócio é uma das duas maneiras de aumentar os lucros. Toda organização, para poder crescer, trabalha tanto na elaboração de estratégias para aumentar os lucros quanto no estudo de como reduzir custos .
Em termos simples, quanto menores os custos fixos e variáveis, mais recursos sua organização possui, que por sua vez podem ser investidos em atividades de desenvolvimento para reduzir ainda mais os custos.
Dessa forma, a tecnologia possui um papel indispensável, para automatizar processos, evitar atividades repetitivas e eliminar desperdícios.
Agora você já sabe como funciona uma empresa de tecnologia e as vantagens dela para qualquer negócio, certo?
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