Nos próximos capítulos de Pantanal, Alcides não sossegará enquanto não concretizar sua vingança contra Tenório. O peão foi abusado pelo grileiro após ser capturado em sua fazenda. Amarrado, Alcides não pôde se defender do abuso brutal sofrido na presença de Maria Bruaca, mas prometeu vingança contra o ex-patrão.
Com a ajuda de Zaquieu, ele armará uma emboscada para o rival. Tenório pagará por todos os seus crimes e será morto pela ponta de uma lança cravada por Alcides. Mas, antes disso, Zaquieu será baleado e ferido gravemente pelo vilão. Desesperado, o funcionário de José Leôncio recorrerá à ajuda do patrão.
Zaquieu será socorrido e salvo, se recuperando após poucos dias. José Leôncio também encobrirá o crime cometido pelos dois. Porém, mesmo após receber a ajuda do Rei do Gado, Alcides demonstrará ingratidão. Traído, o todo poderoso não será informado da partida do funcionário, que deixará a fazenda sem deixar rastros.
Alcides deixará o local no meio da noite, arrastando Maria Bruaca consigo. Porém, diferente da primeira versão, o casal se arrependerá de ter partido sem avisar, e retornará à fazenda no dia do casamento triplo que ocorrerá no local. José Leôncio e Filó, Irma e José Lucas, e Tadeu e Zefa se casarão nos capítulos finais.
No dia das cerimônias, Alcides e Maria Bruaca finalmente se despedirão de todos, seguindo para as terras do Sarandi, que ficaram para Maria após o divórcio com Tenório. O peão finalmente poderá cuidar das terras que levaram à morte de seu pai no passado.