A sela de prata é uma herança que José Leôncio (Marcos Palmeira) recebeu em Pantanal, quando seu pai era vivido por Irandhir Santos. Nos capítulos iniciais da trama, o Rei do Gado mostra que guardou com muito zelo o objeto valioso.
Mais para o meio da trama da Globo, o pecuarista fez um desafio aos três filhos, Jove (Jesuíta Barbosa), Zé Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto). Ele diz que um dos três receberá a sela de prata por merecimento, em um desafio que ele irá propor.
Sela de prata vira disputa entre filhos de José Leôncio
O objeto ficou meio ‘esquecido’ no decorrer da novela da Globo, mas agora que o folhetim caminha para a reta final, a sela de prata volta a ser assunto de discussão. Primeiramente, José Lucas instigará Tadeu a usá-la, garantindo que pertence a ele. José Leôncio fica sabendo que o rapaz usou e o repreende.
No capítulo do dia 5 de outubro, o Rei do Gado pedirá para o filho de Filó (Dira Paes) limpar a sela, para que seja entregue ao dono. Durante uma comitiva, o pecuarista monta em um cavalo usando o cobiçado objeto que era do seu pai.
José Leôncio avisará aos três filhos que eles vão disputar a sela do avô durante uma raia. Porém, Tadeu mostra que entregou os pontos e não quer mais essa herança. José Leôncio ficará surpreso com o rapaz, pois ele ficará parado, enquanto os irmãos estão a galope pela disputa.
Destino da sela de prata em Pantanal
A Globo não liberou os resumos dos capítulos dos dias 6, 7 e 8 de outubro. A emissora quer deixar os telespectadores surpresos nas cenas finais. Sendo assim, não há uma confirmação oficial do destino da sela de prata.