Embora Guta soubesse a respeito da personalidade sombria de Tenório, a moça sempre optou por tentar manter uma relação saudável com o grileiro na trama. Assim que descobre sobre a morte do pai, a engenheira ficará com a pulga atrás da orelha e começará a procurar algumas respostas para o ocorrido.
A versão sobre o fim de Tenório será narrada pela família de José Leôncio, que decidirá falar sobre a situação sem fazer com que Zaquieu e Alcides sejam responsabilizados pelo crime. No folhetim, Marcelo contará para Guta o que foi dito a ele. Quando ouvir o amado, a moça começará a criar algumas teorias sobre a morte do pai e cogita uma vingança, mas acaba desistindo de investigar o ocorrido por conta própria.
Na sequência, a desconfiança com algo errado começa a dar espaço para o alívio, já que Guta, Marcelo e Zuleica voltarão a ter paz após a morte do vilão. A família decide que o dinheiro deixado por Tenório pode ser usado em prol do meio ambiente, fazendo uma parceria com os projetos arquitetados por Jove. Eles decidem se unir a família de José Leôncio e fazem planos de negócios, visando a preservação do bioma, bandeira que sempre foi levantada pelo Velho do Rio.
Resumo de terça, 27 de setembro
Zaquieu percebe que Alcides está demorando para retornar a fazenda. Muda se surpreende com o comportamento de Tibério, ao abordar a possibilidade deles se separarem. Filó diz para José Leôncio se consultar com um médico.
O pecuarista fala que vai até o profissional, caso a amada vá com ele. Alcides se isola na fazenda do patrão. Filó se entristece ao ouvir Zé Leôncio dizer que Tadeu é um ignorante. Guta começa a sentir as dores do parto.