Educar uma criança é uma das tarefas mais desafiadoras para o ser humano. Oferecer acolhimento e saber respeitar as necessidades da criança é um desafio ainda maior, de acordo com a escritora e especialista em neurociência comportamental infantil Telma Abrahão.
Com o objetivo de oferecer aos pais estratégias mais saudáveis e assertivas de educação para os filhos, a autora lançou recentemente o livro “Educar é um ato de amor, mas também é ciência”, onde apresenta a neurociência por tras do comportamento infantil e destaca a importância do controle emocional para evitar atitudes abusivas por parte do país.
Conhecida dentro e fora do Brasil na área de Educação Parental por ser uma das brasileiras pioneiras a unir uma abordagem científica à educação dos filhos, Telma esteve recentemente no “Pod Delas”, um dos maiores podcasts do Brasil, apresentado pelas influenciadoras Tata Estaniecki e Bruna Unzueta, para falar sobre educação neuroconsciente.
Em sua participação ela ressaltou a importância da infância na vida do ser humano, uma vez que as emoções vividas nessa etapa refletem durante a fase adulta também. “Alguns pais punem seus filhos quando eles erram. Quando fazemos isso, estamos ensinando a criança a desistir e o resultado disso, a longo prazo, são adultos ansiosos e perfeccionistas, que não aceitam errar. O que precisamos entender, de fato, é que os erros fazem parte do processo de aprendizado humano e que tudo na vida, para dar certo, exige nosso esforço. Pessoas bem sucedidas não desistem diante dos erros, elas persistem no aprendizado até acertarem”, explicou.
Habilidade emocional
Telma destacou ainda que é preciso entender a infância e ter habilidade emocional para educar de maneira neuroconsciente, sempre respeitando as fases da criança e seu nível de desenvolvimento. “A falta de educação emocional e de conhecimento sobre o comportamento infantil torna os pais abusivos. Quando não temos habilidades emocionais, quando não entendemos a infância, realmente não sabemos o que fazer diante dos desafios e acabamos gritando e batendo, mas é claro que nenhum pai ou mãe gosta de agir assim”.
Segundo a especialista, o objetivo da Educação Neuroconsciente é disseminar um modelo de educação que considera e respeita o desenvolvimento saudável do cérebro e da saúde mental da criança durante a infância “e que visa fomentar relacionamentos saudáveis entre pais e filhos através da construção de vínculos pautados no respeito, consciência, amor e empatia”.
Ela reforça que a educação neuroconsciente não é um conjunto de regras estritas a serem seguidas, “mas sim uma filosofia de vida e uma forma consciente de se relacionar consigo e com todos a nossa volta, especialmente com as crianças”,pois o que acontece na infância não fica na infância.