Zaquieu era o fiel mordomo de Dona Mariana, mas tão logo chegou à fazenda de José Leôncio, cismou que seria um peão de respeito e ele se esforçou até conseguir atingir seu objetivo. Mas na reta final da novela Pantanal, o personagem de Silvero Pereira passará por uma reviravolta e se tornará um matador.
O curioso é que ele não matará ninguém, mesmo assim ficará com a fama. Isso acontecerá porque Zaquieu e Alcides armarão uma tocaia para Tenório, já que o amante de Maria Bruaca estará disposto a se vingar e matar o ex-patrão.
Alcides enfiará uma lança no peito do grileiro e, em seguida, o corpo do sujeito será arrastado até o rio pelo Velho do Rio, que estará em forma de uma sucuri gigante. Mas para livrar o amigo de qualquer problema, o ex-mordomo dirá a José Leôncio que foi ele quem matou Tenório.
“Sou matador“, dirá Zaquieu. Esse será o segundo crime do novo peão, já que ele também ajudou no sequestro de Solano. Só que contra o grileiro, o ex-mordomo acabará sendo baleado, mas sobreviverá.
Zé Leôncio ficará chocado quando for informado pela dupla que Tenório foi assassinado. O namorado de Maria Bruaca começará a explicar o que aconteceu, mas logo será interrompido por Zaquieu, que afirmará que ele foi quem matou o grileiro.
“Eu acertei uma bala bem no meio dos cornos daquele infeliz“, dirá o peão e Alcides decidirá não desmenti-lo, apenas comentará que eles tiveram um ‘entrevero’ com o fazendeiro vizinho.
“Eu acertei uma bala na cabeça dele. Eu sô um matador, sêo Zé Leôncio. Um peão ‘flozô’ matador“, afirmará o personagem de Silvero Pereira.
