Pantanal está chegando na reta final e um detalhe dos bastidores foi revelado pela produtora de arte da novela da TV Globo. Nos próximos capítulos, haverá três partos no folhetim. Juma e Irma dão à luz seus filhos no capítulo desta sexta-feira (23). Na terça, será a vez de Guta dar à luz o bebê que teve com Marcelo.
Na primeira fase da novela, o nascimento de Juma chamou a atenção. Alguns telespectadores apontaram que a menina nasceu grande demais. Faz sentido já que bebês reais usados em cenas como essa têm entre seis e oito meses de vida.
Os bebês de Juma, Irma e Muda não serão reais. A produtora de arte da novela, Mirica Vianna, contou detalhes em entrevista ao Extra. Segundo ela, os Estúdios Globo compraram cerca de dez bebês cenográficos de várias cores, tamanhos e meninos e meninas.
Mirica explicou que os bebês pesam em média três quilos e são feitos de silicone. Para que a cena seja mais real, os bebês cenográficos são produzidos. “Sujamos com sangue cenográfico, passamos um óleo que fica com um brilho de recém-nascido”, disse.
Barriga cenográfica em Pantanal
As barrigas das atrizes que estão grávidas na trama são preenchidas com silicone e espuma para ficarem com volume. Houve um momento da novela em que telespectadores criticaram a demora para a barriga de Juma crescer. A barriga cenográfica só foi usada a partir do quarto mês de gestação.
Segundo a figurinista Marie Salles, as atrizes que estão gestantes na novela recebem um kit com barriga e peito e tudo é ajustado com um body para que fique bem real em cena. São três kits, um que representa o quarto e quinto mês de gravidez, outro do sexto e sétimo, e,por fim, tem o de oito e de nove meses.