Bolsonaro vai decidir? Concessão da Globo vence em alguns dias e emissora envia pedido de renovação

Emissora enviou pedido para renovação da concessão que vence no próximo dia 5 de outubro.

PUBLICIDADE

A Globo enviou ao governo federal, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o pedido de renovação da concessão das cinco emissoras do grupo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. A emissora emitiu nota falando sobre a solicitação.

A Globo informou que cumpriu todas as exigências legais para entregar o requerimento pedindo a renovação da concessão que termina no dia 5 de outubro. A concessão dos cinco canais da TV Globo foi renovada pela última vez em 2008. Na época, Lula era o presidente do Brasil.

Globo pede renovação ao governo federal

A TV Globo solicitou a renovação da concessão dos canais da emissora em cinco capitais. O presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, já havia declarado algumas vezes que a emissora poderia ter dificuldades na hora de fazer a renovação.

Bolsonaro chegou a declarar que não perseguiria ninguém, mas garantiu que a decisão será totalmente técnica e que, no caso da Globo, o parecer só seria dado depois de receber a documentação enviada pela emissora. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer a análise da documentação e encaminhar a renovação da concessão.

Globo pode sair do ar no dia 5 de outubro?

Canais de radiodifusão necessitam de autorização do governo para funcionar. As concessões, normalmente, tem duração de 15 anos. Mesmo se não houver renovação até o dia 5 de outubro, a emissora poderá continuar funcionando normalmente.

A decisão final sobre a renovação caberá ao Congresso Nacional, após parecer do Ministério das Comunicações e do presidente da República. Isso significa que, diferente do que apoiadores do presidente pensam, a decisão final ficará na mão de deputados e senadores.