Pantanal chega à sua reta final marcada por inúmeras mortes. Dentre vilões e mocinhos, uma despedida em especial promete sensibilizar ao público. Nos últimos capítulos da trama, José Leôncio tem mostrado sinais de cansado. Ora ou outra, o Rei do Gado coloca a mão no peito e reclama de dores. O fato já foi notado por Tadeu e José Lucas, que mostraram preocupação com o pai.
Após se sentir mal com frequência, José Leôncio finalmente aceitará passar por exame no Rio de Janeiro. Alguns dias depois, o pai de Jove receberá retorno dos médicos. Ele ficará sabendo que sofre de uma grave condição cardíaca, e que precisará passar por cirurgia.
Turrão, o fazendeiro prometerá a si mesmo que não retornará ao médico e nem se submeterá a nenhum procedimento cirúrgico. A decisão do companheiro de Filó custará sua vida. Logo após se casar com a mãe de Tadeu, José Leôncio sofrerá um ataque cardíaco, sem chances de ser socorrido.
Tudo começará na manhã após a festança de seu casamento com Filó. José Leôncio acordará com dores no peito, pressentindo que algo ruim está prestes a acontecer. O fazendeiro descerá as escadas rumo à sala, quando se surpreenderá com algo que nunca imaginou: ver o Velho do Rio na fotografia tirada por Jove.
Tomado pela emoção de rever o pai depois de tantos anos, o Rei do Gado não suportará. Filó acordará à procura do marido e ficará desolada ao confirmar que ele partiu. Após sua passagem, José Leôncio reencontrará o pai, descobrindo, finalmente, os motivos de seu sumiço repentino.