Nos próximos capítulos da novela Pantanal, José Leôncio será informado por seu médico que tem uma grave doença, só que o fazendeiro decidirá ignorar o aviso e levará a vida como se tudo tivesse bem.
E esta teimosia do rei do gado lhe custará caro: ele pagará com a própria vida. Filó se mostrará preocupada com o companheiro nesta reta final da novela e pedirá que ele faça os exames que o médico pedir, mas Zé Leôncio se recusará. Porém, a cozinheira insistirá tanto que o personagem de Marcos Palmeira acabará concordando.
O médico, de posse dos resultados, chamará o fazendeiro para uma conversa séria e avisará que ele tem uma doença grave no coração, por isso precisará submeter-se a uma cirurgia urgente.
O ricaço deixará o consultório preocupado, porém, não seguirá as recomendações médicas, além de dizer para si mesmo que não retornará ao médico porque não quer ‘entrar na faca’.
De volta à fazenda e ciente de que morrerá, por não fazer a cirurgia, José Leôncio começará a preparar sua partida e uma das primeiras atitudes que terá é pedir Filó em casamento. No dia da cerimônia, será realizada uma grande festa e esta será a última vez que o fazendeiro irá se divertir enquanto vivo.
Sozinho, sentado em sua poltrona, o rei do gado sentirá uma dor muito forte no peito e cairá morto. Enquanto todos na fazenda se desesperam com a morte de Zé Leôncio, ele estará se reencontrando com o pai depois de muitos anos.
O Velho do Rio passará o bastão para o filho e irá finalmente aproveitar o descanso eterno, enquanto o personagem de Marcos Palmeira aparecerá com a capa do pai, dando início à sua missão de guardar o bioma.
