O programa Encontro dessa sexta-feira, 11, abordou um tema atual e muito oportuno para a realidade do país: poluição e meio ambiente. Fátima e seus convidados falaram sobre as manchas de óleo que estão destruindo às águas do Nordeste, acometendo a vida de espécies de animais e colocando em risco também a sobrevivência de seres humanos que vivem da pesca.
O biólogo Marcelo Szpilman foi convidado do programa para falar sobre o tema e dar dicas para que todos possam contribuir com a proteção ambiental, afinal, a própria constituição federal determina que a proteção ao meio ambiente para as presentes e futuras gerações é uma obrigação do governo e da sociedade como um todo.
Marcelo Szpilman falou sobre economia de água e conscientização sobre o que pode e o que não pode ser jogado no lixo comum e no vaso sanitário, pois pode acabar atingindo animais no mar. No decorrer da conversa, que seguia sem problema algum, Marcelo acabou culpando as mulheres por um problema ambiental, gerando grande polêmica: “Por exemplo, quando você vai tomar banho, liga o chuveiro, se molha, e fecha o chuveiro. Mas a maioria das mulheres infelizmente não conseguem fazer isso”.
Fátima Bernardes não gostou do que ouviu e logo rebateu o comentário do convidado de seu programa: “Não só mulheres, né? Homens também. É um policiamento que tem que existir”.
E não foi só Fátima que não gostou da postura de Marcelo. Pelas redes sociais, internautas demonstraram insatisfação com o fato do biólogo insinuar que apenas as mulheres são causadoras de problemas ambientais por supostamente demorarem muito no banho. Fátima, por outro lado, foi elogiada por não fazer vista grossa diante do comentário e rebatê-lo a altura e com elegância.