Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) está à espera de sua primeira filha com o amado Jove (Jesuíta Barbosa). A mocinha e o rapaz passaram grande parte da novela entre discussões, mas acabarão bem no final da trama adaptada por Bruno Luperi.
Um dos momentos mais tensos do folhetim para Juma foi a morte de sua mãe Maria Marruá (Juliana Paes), que foi assassinada. Contudo, nas cenas finais de Pantanal, a mulher-onça acabará retornando, mas de uma forma diferente.
Quando estiver em trabalho de parto, Juma correrá para sua tapera. A mocinha chegará a lutar contra Solano (Rafael Sieg), o assassino contratado pelo personagem de Murilo Benício para dar cabo da vida de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), Alcides (Juliano Cazarré) e José Leôncio (Marcos Palmeira).
Entretanto, Juma levará a melhor e, quando Solano se distrair, ela se transformará em onça e o atacará, deixando o inimigo literalmente em pedaços. Depois, a protagonista levará os restos do vilão para o rio e o dará para as piranhas.
Momentos depois, a filha de Maria Marruá dará à luz sua herdeira em um parto normal, assim como foi o seu. A menina será a própria encarnação da avó e até terá os poderes de se transformar em onça.
Vale destacar que bem antes do nascimento do bebê o Velho do Rio (Osmar Prado) terá revelado à protegida que a recém-nascida seria a reencarnação de Maria Marruá. “Para certas perguntas, não existe resposta. Mas você cuide bem dessa oncinha que você tá trazendo na sua barriga. Inté, Juma”, explicará a entidade para Juma.
A mocinha revelará a Jove a conversa com o Velho e deixará o amado confuso: “A minha mãe tá voltando”, falará a jovem. “Como assim voltando?”, questionará o filho mais novo de José Leôncio. “Aqui, ó. Na minha barriga. Vai ser filha nossa. Minha mãe vai voltar pra mim”, e a jovem explicará a selvagem.
