Para quem não sabe, a novela A Desalmada faz parte do novo padrão de novelas do canal Las Estrellas, que exibe dramalhões compactos desde o início da pandemia. Esse padrão já era uma realidade na Telemundo há alguns anos e deu bastante certo.
Com enredo mais curto, é possível decidir se a história pode ter uma continuação, no caso de boa repercussão. A Desalmada fez enorme sucesso no México e Estados Unidos e por isso seu final deixou em aberto uma possibilidade de continuação.
A segunda temporada de A Desalmada foi confirmada pelas produtoras e a promessa era que as gravações ocorressem neste segundo semestre, por conta da agenda dos protagonistas. O problema é que o canal Las Estrelas, que pertence ao conglomerado de mídia Televisa, tem sofrido pressão da imprensa, concorrentes e internautas para punir Livia Brito, protagonista da novela mexicana.
A atriz já é conhecida por seu temperamento forte nos bastidores, mas desde que foi inocentada em um processo por agredir um fotógrafo em 2020, começaram a pegar no pé da cubana, alegando que ela só foi absolvida pelo juiz entender que sua reação foi justificável devido invasão de privacidade do profissional, pois é rica e famosa.
Em 2022 Lívia volta a ficar no olho do furacão, isso porque o repórter Roberto Hernandez, da TV Azteca, concorrente do Las Estrellas, declarou que a atriz o agrediu quando ele tentou entrevistá-la. A cena da suposta agressão foi exibida no programa Ventaneando da TV Azteca e o repórter começou a puxar coro para que a emissora de Lívia a puna de forma exemplar por seu comportamento.
Em sua defesa, Lívia declarou que o repórter não parava de persegui-la e que ela pediu que ele parasse, pois estava a incomodando. Na ocasião, ela estava em intervalo das gravações da novela Mujer de Nadie. Segundo a atriz, o repórter ignorou seus pedidos e continuou a perseguindo, insistindo por uma entrevista no momento de seu trabalho. Diante da insistência do repórter, ela tentou interromper a gravação feita por ele com um celular e ali surgiu a polêmica apresentada na emissora concorrente.
Diante do impasse, não se sabe se a segunda temporada de A Desalmada será adiada, cancelada ou se Lívia será substituída. Vale destacar que a pressão popular nem sempre é sinônimo de punição na teledramaturgia mexicana. Mario Cimarro, por exemplo, teve problemas com quase todo o elenco de Mar de Amor e só foi demitido no último mês da novela, após faltar nas gravações sem justificativa.
Agora é esperar para ver o que vai acontecer, mas devido à repercussão do caso e o avanço dos meses, tudo indica que uma decisão fique para 2023.