José Leôncio e Filó terão uma discussão em Pantanal. As cenas vão ao ar nos próximos capítulos da novela e será o momento em que Tadeu descobrirá que não é filho biológico do fazendeiro e sairá sem rumo, desesperado com a verdade.
Zé Leôncio vai chamar Tadeu de burro porque o filho se recupera a casar com Zefa. Curiosamente, o fazendeiro não é casado com Filó. Diante das ofensas ao filho, Filó vai bater de frente com o marido e explodirá com ele.
A empregada dirá que o rapaz pode ter puxado a mãe. Zé Leôncio vai explicar que não foi isso que quis dizer. Filó reage dizendo que o marido sempre diz isso e trata Tadeu como mais burro dos três filhos. “Ou vai vê puxô isso do pai”, dirá José Leôncio.
A declaração do fazendeiro cai como uma bomba e Filó vai reagir dizendo que, de fato, Tadeu não é filho de Leõncio. O fazendeiro vai dizer que sempre desconfiou, mas preferiu acreditar que era o pai do peão. Filó vai dizer que para Tadeu, Zé Leôncio é o pai.
A conversa rola solta sem os dois imaginarem que Tadeu está ouvindo tudo. O rapaz sairá dali sem rumo, muito chateado e será amparado pelo avô, o Velho do Rio. Este será o primeiro encontro do peão com o Velho do Rio, que o convencerá a voltar para casa.
Pantanal termina na segunda semana de outubro. A reta final da novela das nove da TV Globo promete muita emoção e o desfecho de todas as histórias. Assim como na primeira versão, José Leôncio vai morrer no final do folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa e adaptado por Bruno Luperi.