Bonner e Renata, ao vivo no Jornal Nacional, escancaram mentira de apoiadores de Bolsonaro: ‘Globo se rendeu’

Jornal Nacional exibiu reportagem sobre o deepfake, tecnologia usada para montagem de vídeos falsos.

PUBLICIDADE

William Bonner e Renata Vasconcellos levaram ao ar no Jornal Nacional desta segunda-feira (19) uma importante reportagem sobre o chamado deepfake. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi citado no material exibido no telejornal mais assistido da TV brasileira.    

Renata Vasconcellos anunciou que a guerra travada na internet na atual eleição ganhou uma nova arma, a deepfake. Logo em seguida, entrou no ar as imagens com narração da âncora do telejornal. Renata explicou que um conteúdo do JN foi alterado.

Um dos materiais exibidos é um vídeo com a voz de Bonner que mostra Jair Bolsonaro na liderança da corrida presidencial, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O dado é falso. “Finalmente a Globo se rendeu e começou a falar a verdade”, diz texto colocado em cima do vídeo que manipula a voz de Bonner.

“Desde 15 de agosto até hoje as pesquisas do Ipec apresentadas aqui no JN mostraram o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, como o que tem percentual maior das intenções de voto”, diz Bonner, explicando que Bolsonaro aparece na segunda posição.

Em seguida, Renata falou sobre a página criada especialmente para exibir vídeos verdadeiros. Bonner afirmou ainda que os vídeos fakes foram, coincidentemente, veiculados depois de declarações públicas de Bolsonaro que desprezam as pesquisas do Ipec e Datafolha. Bolsonaro declarou que se não vencer em primeiro turno é porque alguma coisa errada aconteceu. Bonner finalizou dizendo que tal atitude é afronta à Justiça Eleitoral brasileira.