Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que Alcides (Juliano Cazarré) chegou na região para vingar a morte de seu pai, que foi morto nas terras do Sarandí quando era um pistoleiro contratado por Tenório (Murilo Benício). O peão até conseguiu um emprego na fazenda do grileiro malfeitor para ficar mais próximo de concluir seu plano, mas até hoje, de fato, não conseguiu se provar um assassino e matar o pai de Guta (Julia Dalavia).
As coisas mudarão de figura nos próximos capítulos, quando Tenório irá passar de todos os limites para se vingar de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e do peão.
O grileiro malfeitor flagrará o casal em suas terras e praticará um crime perverso contra eles. De princípio, Tenório tentará se deitar com Maria na frente de Alcides, mas a mulher se negará dizendo que nunca mais se deitará com ele. O vilão, então, mudará o alvo e estuprará o peão, o deixando completamente traumatizado. Maria ficará amarrada de fora do quarto ouvindo os gritos de dor de Alcides.
A revolta de Alcides o deixará mais próximo do assassino que ele tanto deseja virar. Em uma conversa com Tibério (Guito), o peão irá afirmar que ele se tornará um verdadeiro matador e concluirá o seu plano de vingar a morte de seu pai.
De fato, a revelação de Alcides para Tibério será como uma previsão por parte do peão, já que será realmente ele quem acabará de vez com as maldades de Tenório. Alcides contará com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira) em uma emboscada contra o grileiro. O amante de Maria enfiará uma lança no peito de Tenório e o vilão será arrastado para o rio por uma sucuri.