Em Pantanal, Maria Marruá (Juliana Paes) se defendeu dos mal-intencionados virando onça. Viuva, a personagem fez de tudo para conseguir proteger sua amada filha Juma (Alanis Guillen), até depois de falecer. Juma herdou o poder se sua mãe e passou a se transformar em uma onça sempre que estava em perigo iminente. Assim, a protagonista se defendeu de todos os que tentaram maldades contra ela e seus amigos.
E quem pensou que a filha da mocinha iria ter o mesmo poder da mãe e da avó acertou. A menina, que receberá o nome Maria Marruá, também vai conseguir se transformar em onça para se proteger dos perigos que enfrentará.
No último capítulo da trama adaptada por Bruno Luperi, a novela dará um pulo no tempo e mostrará a filha de Juma já crescida. A menina aparecerá conversando com o avô, José Leôncio (Marcos Palmeuira), que a essa altura já terá falecido ao sofrer um infarto.
Na cena final de Pantanal, o pai de Jove (Jesuíta Barbosa) aparecerá como o novo Velho do Rio, falando com a netinha e o filho de Irma (Camila Morgado), que será criado por José Lucas (Irandhir Santos).
“Seu pai agora virou vereador”, dirá José Leôncio ao neto. “É, vô, mas ele não para mais em casa”, reclamará o menino. “É assim mesmo… E no futuro vai ser pior, viu? É a sina dele”, dirá o ex-fazendeiro, que tomará o lugar do Velho do Rio (Osmar Prado). “Vô, conta uma história”, pedirá a herdeira de Juma e Jove. “Que história você quer que eu conte?”, perguntará o avô coruja. “Da moça que vira onça”, dirá a criança. “Que nem ocê?”, brincará. “Só viro onça quando tô com reiva”, falará a menina.
Filó (Dira Paes) verá os netos de José Leôncio brincando, porém lamentará por não conseguir ver o amado após sua morte.
