Silvio Santos fez sua dança das cadeiras na programação do SBT mais uma vez. Após mandar adiantar mais de 100 capítulos de Carrossel para que a trama infantil chegasse ao fim logo e picotar os últimos capítulos de Esmeralda, o dono do SBT decidiu, pelo menos por um tempo, extinguir a primeira faixa de novelas da tarde, exibidas do meio dia até as 15h, horário oficial de Brasília.
Entretanto, uma semana após a mudança na programação, o SBT mudou de ideia outra vez e decidiu estrear duas novas novelas da tarde na segunda-feira, 19 de setembro. São elas Maria Esperança, que estava escalada para substituir Esmeralda, mas acabou sendo cancelada faltando três dias para a estreia, e Cristal, versão brasileira do clássico mexicano de mesmo nome que ficou mais conhecido no Brasil pelos títulos de O Privilégio de Amar e Triunfo do Amor.
O SBT já começou a exibir nos intervalos comerciais, vídeos das duas novas novelas da tarde. Ambas as tramas foram produzidas pelo SBT, sendo Cristal de 2006 e Maria Esperança de 2007.
Vale lembrar que em maio passado, quando o SBT decidiu estrear Carrossel, Esmeralda e Paixões de Gavilanes no mesmo dia, a trama da Telemundo só ficou no ar por sete dias, logo, mesmo que não ocorra nenhum imprevisto e as duas novelas estreiem na próxima segunda-feira, conforme anunciado, nada impede que uma delas ou ambas seja tirada do ar de um dia para o outro como ocorreu com a novela protagonizada por Mario Cimarro.
Outra mudança recente foi quando a emissora anunciou o fim do programa Casos de Família, com a possibilidade de retorno em 2023 com um novo formato, mas dez dias mais tarde o SBT mudou de ideia e o programa segue no ar nas tardes da emissora paulista.