O Velho do Rio é um dos personagens mais carismáticos e intrigantes de Pantanal. O personagem é brilhantemente vivido Osmar Prado, o que deixa o papel ainda mais místico e popular entre os telespectadores. A entidade é tinhosa e teima em aparecer para José Leôncio (Marcos Palmeira).
O encantado já apareceu para Jove (Jesuíta Barbosa), Juma (Alanis Guillen) e José Lucas (Irandhir Santos). Além de aparecer para eles em forma de gente, surgiu como animal para outros integrantes da trama de Bruno Luperi. Um exemplo disso aconteceu com Tenório (Murilo Benício), quando o ser místico se mostrou como uma sucuri.
Velho do Rio não aparece para José Leôncio em Pantanal
Até o momento, a única certeza que se pode ter na novela é que o Velho do Rio é um ser indecifrável e tem muitos segredos. Não bastasse essa situação, o encantado só se mostra para quem ele quer e no momento em que deseja.
Por conta desses motivos, José Leôncio nunca se mostrou convencido pela existência da entidade. O pai de Jove diz que a história do Velho é apenas conversa e uma lenda, mas ele está bem enganado. Além de ele ser o seu pai, é o verdadeiro protetor da sua família.
A incógnita que sempre pairou no ar é: porque ele nunca apareceu para o Rei do Gado. A resposta para isso virá no último capítulo da trama global, mas que já foi revelada pelos resumos liberados pela emissora.
Motivo do Velho do Rio não aparecer para José Leôncio
“Por que nunca [apareceu] pra mim? Eu que amei o sinhô, eu que sempre tive no seu rastro…”, questionará o fazendeiro. “Mas ocê nunca acreditou”, respondera o ser místico. “Eu nunca acreditei…“, dirá Zé. Fica esclarecido então que o Velho nunca apareceu por um filho nunca ter acreditado em sua existência.