Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) sempre teve uma saúde de ferro e gerenciou sua fazenda anos a fio. Contudo, o Rei do Gado vai ter um final trágico na trama adaptada por Bruno Luperi, pois acabará perdendo a vida por conta de um problema no coração.
Acreditando que está prestes a perder a partir dessa para melhor, José Leôncio fará o último pedido aos filhos Jove (Jesuíta Barbosa), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto). O boiadeiro chamará os herdeiros para participarem juntos de uma última comitiva para se aventurarem ao explorar o pantanal.
Filó (Dira Paes), que ficará preocupada com o amado ao ouvir seus planos, fará de tudo para convencê-lo a não fazer o que falou. Entretanto, a fim de tranquilizar a companheira, o fazendeiro prometerá a ela que irá se aposentar depois da viagem.
Apesar da promessa feita pelo pai de Jove, a personagem de Dira Paes não ficará tranquila com o plano do amado. A dona de casa, que sempre ajudou José Leôncio na fazenda, contará o que ouviu para Zaquieu (Silvero Pereira) e para o filho.
Além da comitiva, José Leôncio também tomará a decisão de declarar Filó como sócia de sua fazenda quando ele partir. O boiadeiro ainda decidirá se casar com a parceira no papel, realizando o grande sonho da governanta.
Infelizmente para a mãe de Tadeu, José Leôncio falecerá no dia seguinte ao casório. O fazendeiro vai se sentir mal com uma forte dor no peito e sofrerá um infarto, encontrando a seguir o Velho do Rio (Osmar Prado), a quem tanto desejou ver em vida.