Em Pantanal, Tenório está cada vez mais próximo de concretizar sua vingança contra Alcides e Maria Bruaca. O fazendeiro não perdoou o fato de ter sido traído embaixo de seu próprio nariz. Alcides, por sua vez, pretende chegar na frente do grileiro e dar cabo de sua vida antes que seja tarde demais.
Nas cenas que foram ao ar nas últimas semanas, o peão recebeu a visita de Trindade na pele do cramulhão. O funcionário de José Leôncio estava deitado com Maria Bruaca quando o amigo surgiu com uma faca em seu pescoço. Incorporado pelo “coisa ruim”, Trindade pedirá para que Alcides não esqueça da vingança contra Tenório em nome de seu pai.
O peão acordou assustado e surpreendeu a companheira descrevendo a visão. Nos capítulos que devem ir ao ar na próxima semana, Maria Bruaca irá desmascarar Alcides, que segue escondendo detalhes de sua vingança da amada. A mãe de Guta ficará em choque ao descobrir que o peão está com a posse de uma arma para tirar a vida de seu ex-marido.
A dona de casa surpreenderá Alcides manuseando o revólver o colocará contra a parede. “O que é que é isso, Arcides? Onde é que ocê arranjô esse revorvê? Ocê vai andá armado por quê? O sêo Zé Leôncio num aceita“, dirá Maria Bruaca preocupada.
Alcides, por sua vez, deixará claro que a arma nada tem a ver com o atual patrão, e sim com Tenório, de quem pretende tirar a vida. O peão afirmará que se encontrar o fazendeiro em sua frente, apenas um dos dois sairá vivo. Por fim, ele ressaltará que não vai permitir que Tenório haja primeiro tirando a vida dos dois.