Maria e Alcides cairão nas mãos de Tenório em Pantanal. O casal sofrerá com as ações do vilão. Tenório vai estuprar Alcides. Na versão original de Pantanal, exibida pela TV Manchete em 1990, o grileiro capava o peão. No remake, cuja supervisão de texto é feita por Bruno Luperi, a vingança será diferente.
Tenório vai estuprar Alcides e deixará o peão traumatizado. O grileiro chegará a dizer que o castigo do peão será ficar vivo depois de ter sofrido o horror de um abuso. Tenório vai se dar por satisfeito após ter concluído a vingança contra o homem que foi amante de sua ex-esposa.
Na cena que vai ao ar nas próximas semanas de Pantanal, Tenório vai humilhar Alcides na frente de Maria. “Pode recolher o que sobrou do teu homem, Bruaca. Se é que pode se chamar isso de homem”, dirá o fazendeiro. Tenório ficou revoltado ao descobrir que Maria a traiu com Alcides e a expulsou de casa.
O machista levou para morar na fazenda a amante de muitos anos Zuleica e seus filhos. Tenório colocou em ação um plano de vingança e contratou o matador Solano para dar fim aos inimigos. Entre as pessoas que deveriam morrer estavam José Leôncio e seus filhos, Jove, José Lucas e Tadeu. Isso porque Zé Leôncio deu auxílio para Maria acionar a Justiça querendo parte dos bens do ex-marido.
Final de Tenório em Pantanal
Tenório terá um fina infeliz em Pantanal. O grileiro cairá nas mãos de Alcides e será morto pelo peão. Alcides terá a ajuda de Zaquieu na hora de colocar em ação o plano de vingança. O peão jogará Tenório no rio para ser comido pelas piranhas.