Nos próximos capítulos de Pantanal, Maria Bruaca não quer que Alcides tenha um destino trágico e acaba implorando para que o rapaz não cometa nenhuma besteira contra seu ex-marido, no entanto, tem namoro rompido.
Alcides se verá entre a cruz e a espada. Por muitos anos o peão viveu o amargor de perder seu pai por culpa de Tenório. A esperança de querer matar o fazendeiro e ter a justiça que tanto procura fez com que ele vivesse por muito tempo como empregado do rapaz.
O tempo, no entanto, tratou de fazer com que ele tivesse um caso com Maria Bruaca, mulher de seu patrão. O amor entre os dois foi o mais puro e verdadeiro de todos. Isso fez com que ele perdesse o rumo e pensasse em outras coisas além de sua vingança contra Tenório.
Maria Bruaca discute com Alcides
Se vendo totalmente envolvido pela mulher, o rapaz agora terá que escolher entre ela e sua vingança. Tudo começará quando a própria Maria Bruaca colocar seu amado contra parede. A mãe de Guta pedirá que ele esqueça essa história de vingança, pois sabe que ele nunca matou ninguém.
Para ela, o rapaz jamais conseguirá acabar com seu ex-marido, no entanto, Alcides não quer esquecer seu plano, com o qual planeja seguir até o fim. Alcides afirmará que é capaz de tudo para ter sua felicidade ao lado de Maria Bruaca, mesmo que tenha que pagar um preço alto por isso.
Alcides termina com Maria Bruaca
A partir daí, segundo a colunista Sabrina Castro, do portal Notícias da TV, os dois terão uma tensa discussão, pois ela não quer que ele faça nada contra Tenório, afinal, sabe que o maior prejudicado em toda essa história será ele mesmo. Alcides não liga, pois estará matando um homem sem escrúpulos.
Vendo que não terá como convencer Maria Bruaca a lhe deixar cumprir com seu plano, Alcides ficará irritado e mandará embora de seu quarto, dando por encerrado o caso deles.