Em Pantanal, Alcides continuará sedento para se vingar de Tenório. O peão quer tirar a vida do grileiro e para isso está disposto a até mesmo abrir mão do romance que tem com Maria. Os dois estão na mira de Tenório, que contratou um matador para tirar a vida deles.
Alcides mantém na mente a ideia de se vingar e de acabar com a vida de Tenório. Maria, por outro lado, quer que o amado desista do plano. Ela argumentará que ele não é assassino e que ficará com peso na consciência. Alcides vai em frente no plano e terminará o relacionamento com Maria.
Em cena que vai ao ar, o peão mandará Maria embora. A decisão, baseada na sede da vingança, facilitará a vida de Tenório. Alcides e Maria sofrerão nas mãos do grileiro, que por um tempo fingirá ter mudado para despistar as pessoas à sua volta.
Tenório vai sequestrar e capar Alcides. Além disso, ele vai torturar Maria Bruaca. Tenório não digeriu a traição, expulsou a ex-esposa de casa e ficou ainda mais possesso ao descobrir que ela queria parte dos bens do grileiro. Revoltado, Tenório contratou o matador Solano para colocar em prática o plano de vingança.
Alcides e Maria reatarão relacionamento e Tenório será morto
Na reta final de Pantanal, programada para acabar na segunda semana de outubro, Alcides e Maria voltarão a ficar juntos. O peão, aliás, vai conseguir tirar a vida de Tenório. Com ajuda preciosa de Zaquieu, Alcides vai acabar matar o pai de Guta usando uma azagaia e o jogará para ser comida de piranhas. Os telespectadores aguardam ansiosamente por estas cenas.