Os telespectadores que acompanham o remake da novela Pantanal, na TV Globo, já puderam ver algumas homenagens aos atores que fizeram parte da primeira versão da trama. A versão original foi sucesso em 1990, transmitida pela extinta Manchete.
A mais emocionante homenagem, sem dúvidas, foi feita para o ator Cláudio Marzo, que apareceu em uma comitiva fantasma, saudando o atual Velho do Rio (Osmar Prado). Na versão da extinta Manchete, o próprio Cláudio Marzo foi quem interpretou o Velho do Rio e também o fazendeiro José Leôncio. Sua participação no remake só foi possível graças à computação gráfica, já que o ator faleceu em 2015.
No elenco atual de Pantanal também há atores que interpretaram outros personagens na versão original. Marcos Palmeira foi Tadeu em 1990, hoje ele dá vida a José Leôncio. O cantor e violeiro Almir Sater, que interpreta o chalaneiro Eugênio, foi o Trindade da versão da Manchete. Hoje, quem dá vida a Trindade é Gabriel Sater, filho de Almir.
Na reta final de Pantanal, mais alguns artistas da primeira versão serão homenageados no remake da TV Globo. Um desses artistas será o cantor Sérgio Reis. Apoiador de Bolsonaro, o sertanejo disse, em maio, que se fosse convidado para o remake ele não iria aceitar. “Não quero me aliar à Globo, não vou ajudar a Globo em nada“, disse o cantor, na ocasião.
Sérgio Reis, no entanto, mudou de ideia. O cantor, que interpretou o violeiro Tibério na primeira versão, será um dos convidados do casamento de José Leôncio com Filó (Dira Paes). A cerimônia acontecerá no último capítulo de Pantanal, pouco antes do fazendeiro morrer, por conta de um mal súbito.