Em Pantanal, não é novidade para ninguém que Alcides (Juliano Cazarré) virou inimigo mortal de Tenório (Murilo Benício). O peão era funcionário do vilão e quando o pai de Guta (Julia Dalavia) soube que o capataz lhe havia colocado chifres ficou completamente irado, tanto que colocou a então esposa para fora sem um tostão.
Alcides então foi embora da fazenda, passou a ter como objetivo acabar com a raça de Tenório. O amante de Maria Bruaca (Isabel Torres) está disposto até mesmo a sujar suas mãos de sangue para se vingar do inimigo.
Nos próximos capítulos da trama adaptada por Bruno Luperi, Alcides irá conversar com Tadeu (José Loreto) e não hesitará em contar seus planos para o filho de Filó (Dira Paes). “Da próxima veiz eu vô leva uma zagaia comigo“, dirá o amante de Bruaca.
“Ocê?! Zagaiêro, Arcides?! Larga a mão… Zagaia é coisa pra macho!“, zombará Tadeu, que revelará ao amigo que José Leôncio (Marcos Palmeira) tem uma arma dessa, guardada na fazenda. “Então ocê me tráis essa zagaia aqui, que eu me embrenho por esses mato e só vortô pra cá c’a carcaça daquele infeliz nas costa!“, pedirá o personagem de Juliano Cazarré.
O herdeiro de Filó entrará na casa e pegará a arma do pai, entregando-a a Alcides para que o paranaense realize sua vingança. A essa altura, ao ver o fogo nos olhos do peão, Tadeu confiará no objetivo do amigo. Vale destacar que Tenório de fato morrerá nas mãos do inimigo que o atingirá com a arma de José Leôncio.
Pantanal vem sendo adaptada por Bruno Luperi no horário nobre da Rede Globo. A primeira versão foi ao ar nos anos 90 escrita por Benedito Ruy Barbosa, um dos nomes mais renomados da teledramaturgia brasileira.
