Após o falecimento da rainha Elizabeth II, iniciou o chamado protocolo real que será cumprido pelos próximos dez dias. O protocolo se refere aos dias como “D+1”, “D+2”, sucessivamente, até o “D+10”. O plano conta com questões de segurança e a administração das pessoas no Reino Unido.
Dia D
Na última quinta-feira (08), aos 96 anos, morreu a rainha Elizabeth II. A informação foi levada ao público pela família real, o Centro de Resposta Global (FCDO) revelou a notícia para os governos onde a realeza é chefe de Estado, já os ministros foram avisados por e-mail. Após o anúncio, as bandeiras de Whitehall foram abaixadas meio mastro. A responsável pelo pronunciamento oficial foi a ministra Liz Truss.
Dia D+1
Charles será conhecido como novo rei, o ato será às 10h, no Palácio de St. Os trabalhos do parlamento são suspensos pelos próximos 10 dias, até que se encerre o funeral da Rainha Elizabeth II.
Dia D+2
Iniciará o funeral da rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, os ministros receberão o caixão. A rainha será transportada para o Palácio pelo trem real ou por um avião, tendo em vista que ela faleceu na Escócia.
Dia D+3
Rei Charles fará um tour pelo Reino Unido. Em seguida, visitará o parlamento escocês e a catedral de St. Giles, em Edimburgo.
Dia D+4
Neste dia acontecerá o ensaio para o translado do caixão entre o Palácio de Buckingham e o Palácio de Westminster. Ainda, o Rei Charles participará de um evento na catedral de St. Anne, em Belfast.
Dia D+5
Ocorrerá o translado do caixão da rainha Elizabeth II.
Dia D+6
O funeral será aberto ao público, mediante compra de ingressos. Ainda, será realizado um ensaio para o dia do sepultamento.
Do D+7 ao D+9
O caixão da rainha ficará no Palácio, para o público prestar seu último adeus.
Dia D+10
No último dia será realizado o sepultamento, no Castelo de Windor, local onde foi sepultado o pai da rainha. Neste dia será considerado luto nacional e ao meio-dia ocorrerá dois minutos de silêncio em todo país.