Na tarde desta quinta-feira (08/09), foi divulgada a morte da rainha Elizabeth II. A monarca tinha 96 anos e as informações foram confirmadas pelo palácio de Buckingham depois que uma nota de que a saúde dela estaria gerando preocupação foi trazida a público.
Diante do falecimento de Elizabeth II, quem deve assumir o trono e se tornar rei é o príncipe Charles, que era o primeiro na sucessão da monarca. Vale lembrar que a matriarca também tinha como herdeiros o duque Andrew, o conde Edward e a princesa Anna.
No atestado de óbito de Elizabeth consta “idade avançada” como a causa do falecimento da monarca. A rainha faleceu em Balmoral, para onde ela havia ido passar as férias de verão. De acordo com algumas fontes, a viúva do príncipe Phillip havia escolhido o lugar para ser seu leito de morte.
Mais cedo nesta quinta-feira, o palácio havia se manifestado em um comunicado afirmando que a rainha estava sob observação de uma equipe médica depois que os responsáveis por monitorar a saúde da monarca expressaram preocupação com seu quadro.
Até o fechamento desta matéria, o palácio não havia divulgado se Elizabeth sofreu de alguma doença específica que tenha contribuído para seu falecimento. Entretanto, o ex-correspondente real Richard Sumner afirmou que “o corpo dela estava cedendo”. Segundo ele, a avó do príncipe William lidava com problemas típicos da idade avançada.
Membros da família real já estão em Balmoral e outros a caminho do local da morte da matriarca, que se manteve no reinado por cerca de sete décadas.