O mundo inteiro entrou em estado de comoção nesta quinta-feira (08) com a notícia da morte da Rainha Elizabeth II. A monarca do Reino Britânico não resistiu a uma série de problemas de saúde e teve o falecimento oficializado neste início de tarde no Brasil.
De acordo com informações da BBC, a ida para Castelo de Balmoral, na Escócia, onde Elizabeth se encontrava desde o final de julho, foi um desejo da própria rainha, que queria passar os seus últimos dias. Anteriormente, a monarca costumava ficar no Castelo de Windsor, cerca de 2 horas do centro de Londres.
Ainda segundo o tradicional veículo britânico, o castelo não se limitava apenas a um local de veraneio para a rainha. Durante sua vida, Elizabeth esteve no local em vários momentos importantes, infância, férias em família, e até mesmo o pedido de casamento feito pelo príncipe Philip se deu no local.
O Castelo de Balmoral não é de propriedade da Coroa Britânica e sim um imóvel particular da família.
Ao ver o seu estado de saúde ficar debilitado, Elizabeth teria solicitado a ida para Balmoral. Antes mesmo da oficialização do óbito da monarca, os familiares se dirigiram ao castelo, como habitualmente ocorre quando o rei ou rainha em exercício morre.
A notícia
Horas depois de emitir uma nota alertando o estado preocupante da rainha, o Palácio de Buckingham comunicou a notícia da morte de Elizabeth II, decretando luto no país. As causas específicas do falecimento não foram reveladas. Diversas celebridades e personalidades se manifestaram prestando homenagens à veterana monarca.
“A Rainha morreu em paz em Balmoral nesta tarde. O Rei e a Rainha Consorte vão permanecer em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã”, disse a nota.