Depois de não conseguir resistir à tentação, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) se entregou à paixão por Alcides (Juliano Cazarré). Contudo, o que era para ser um segredo acabou sendo descoberto por Tenório (Murilo Benício), que ficou completamente atormentado pelo ódio, tanto que expulsou a ex-mulher de casa com uma mão na frente e outra atrás.
Entretanto, deixar Bruaca sem teto e vivendo em uma chalana não foi vingança suficiente para Tenório. O grileiro decidiu contratar um jagunço para tirar a vida da mãe de Guta (Julia Dalavia) e do amante dela. Além disso, o vilão planeja castrar Alcides em cenas que irão ao ar em breve na trama adaptada por Bruno Luperi.
Enquanto Tenório mutila os órgãos íntimos do amante de sua ex-mulher, a mãe de Guta escutará de um cômodo próximo os gritos de dor do amado, que fica extremamente arrasado diante da cruel vingança do vilão. Contudo, os dois não morrerão.
Solano (Rafael Sieg) será o homem contratado por Tenório para acabar com a vida de Maria Bruaca, Alcides e também de José Leôncio. O homem chegará à fazenda do grileiro fingindo ser um peão qualquer para não dar suspeitas de quem ele realmente é e o que veio fazer na região.
A primeira vítima de Solano será José Lucas, o filho mais velho de José Leôncio. O rapaz ficará entre a vida e a morte ao levar um tiro do matador. Felizmente, sua vida será salva com a ajuda do Velho do Rio (Osmar Prado).
Solano, por sua vez, terá um final cruel. Ao tentar se esconder na tapera de Juma até a poeira baixar, o matador será surpreendido pela mocinha, que se transformará em onça, o matará e jogará o corpo para as piranhas.
Tenório também não terá um destino feliz. Em um confronto com Alcides nos capítulos finais de Pantanal, o pai de Guta será assassinado pelo amante de Maria Bruaca e seu corpo será levado por uma sucuri gigante. Mais tarde, ele será comido pelas piranhas, assim como Solano.