Em Pantanal, Renato (Gabriel Santana) se mostrará um verdadeiro crápula, assim como seu pai Tenório (Murilo Benício). No decorrer da trama adaptada por Bruno Luperi, o herdeiro do grileiro acabará fazendo muitas maldades na vida de outros personagens.
Renato chegará a pedir e seu pai que o ensine a ser um matador. O rapaz até tramará culpar Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré) pelo assassinato de José Leôncio (Marcos Palmeira), que está sendo planejado por Tenório.
Além disso, quando o marido de Zuleica (Aline Borges), for morto por Alcides após receber um golpe de zagaia no peito, Renato irá acreditar que foi Zaquieu (Silvero Pereira) que tirou a viga de seu genitor e planejará acabar com a raça do peão. Entretanto, o filho de Zuleica não conseguirá matar o ex-mordomo porque Juma (Alanis Guillen) chegará bem na hora e o salvará.
Outra maldade que Renato cometerá na trama é assediar Zefa (Paula Barbosa). Quando a empregada voltar a trabalhar na fazenda de Tenório, o rapaz passará a importunar a puritana a todo momento. Ele ainda criará um verdadeiro ódio contra Tadeu (José Loreto), pois sabe que o filho de Filó (Dira Paes) é o amor da vida da doméstica.
Entretanto, quem pensou que Renato iria pagar pelo que fez no final de Pantanal estava enganado. Isso porque o rapaz irá se dar até que muito bem nos últimos capítulos da trama. Além de não receber nenhum castigo, o filho de Tenório irá conhecer um interesse romântico e ainda entrará pela porta da frente no casamento de José Leôncio.
