Nos últimos capítulos da novela Esmeralda, José Armando (Claudio Lins) sentirá na pele o que Esmeralda (Bianca Castanho) sofreu por quase toda a vida. Tudo acontecerá quando o médico não conseguir impedir que a ex-esposa se case com o também médico, Álvaro.
No dia do casamento de Esmeralda, José Armando sofrerá um acidente e baterá a cabeça. O rapaz será atendido por seu amigo, o doutor Sebastião, que ficará surpreso quando José Armando recobrar a consciência e dizer que não está enxergando.
O médico falará para José Armando e seus familiares que devido a forte pancada que levou na cabeça durante a queda, houve a perda da visão, que pode ser temporária, mas também pode acompanhá-lo pelo resto da vida.
Rodolfo e Branca ficam penalizados pela situação do filho. José Armando ficará desesperado e irá chorar, alegando que está sendo castigado por Deus por ter abandonado a esposa cega grávida. Quando Esmeralda ainda era cega e estava grávida de José Rodolfo, foi abandonada pelo marido, que posteriormente anulou o casamento, pela moça ter sido supostamente abusada por Lúcio Malaver e existir o risco de o bebê que ela esperava ser do vilão.
Em uma atitude machista, José Armando não pensou no sofrimento de Esmeralda e disse não suportar a ideia de ter de conviver com o filho de Lúcio, ignorando as súplicas da moça e até sugerindo que ela entregasse a criança para adoção. Essa atitude impulsiva mais tarde lhe custaria muito caro ao saber de toda a verdade.
Após José Armando descobrir que Lúcio mentiu e nunca abusou de Esmeralda quando ela estava desmaiada, o médico ficou com peso na consciência e tentou de tudo para conquistar o perdão da moça e o direito de registrar José Rodolfo como seu filho, mas já era tarde e o perdão não lhe foi concedido.
O acontecimento marca os últimos capítulos da novela produzida pelo SBT, porém sendo uma cópia fiel da obra original mexicana que possui outras versões, sendo a mais conhecida e protagonizada por Fernando Colunga e Leticia Calderón.